A SIGMA é um departamento independente para a garantia da segurança e e qualidade de instalações electricas, e está certificada pela norma NP EN ISO 9001:2000  
     
 
 
  TERMOGRAFIA  

A Termografia é a técnica que estende a visão humana através do espectro infravermelho(*). A vibração de campos eléctricos e magnéticos que se propagam no espaço a velocidade da luz, gera uma onda electromagnética, e o conjunto de ondas electromagnéticas formam o espectro electromagnético. O Infravermelho é uma frequência electromagnética naturalmente emitida por qualquer corpo, com intensidade proporcional à sua temperatura. A termografia hoje tem um papel muito importante na área de manutenção preventiva. Através da sua utilização, é possível eliminar muitos problemas de produção, evitando falhas eléctricas, mecânicas e fadiga de materiais.

(*)Radiação infravermelha é uma parte da radiação electromagnética cujo comprimento de onda é  maior que o da luz visível ao olho do ser humano, porém menor que o das microondas, consequentemente, tem menor frequência que a da luz visível e maior que a das microondas. O vermelho é a cor de comprimento de onda mais larga da luz visível, compreendida entre 700 nanómetros e um milímetro.

No espectro electromagnético, os infravermelhos subdividem-se em infravermelhos curtos (0,7-5 µm), infravermelhos médios (5-30 µm) e infravermelhos largos (30-1000 µm). Entretanto, esta classificação não é precisa porque em cada área de utilização, tem-se uma ideia diferente dos limites dos diferentes tipos. Os infravermelhos estão associados ao calor porque os corpos na temperatura normal emitem radiação térmica no campo dos infravermelhos.


  APLICAÇÕES  

Manutenção Preventiva:

  • Geração de energia eléctrica
  • Distribuição de energia eléctrica
  • Linhas de transmissão de energia eléctrica

Monotorização do Processo Industrial:

  • Inspecção de tubagens e fornos
  • Inspecção de refractários

Ensaios Não-Destrutivos:

  • Vazios em materiais compostos
  • Corrosão em metais e verificação de juntas soldadas


Linhas de AT e Subestações: transformadores, cubas, pipas, radiadores, seccionadores, barramentos, etc.
Quadros de BT: barras, cabos, bornes, fusíveis, contactores, etc.
Isolamento: refractários de fornos, calorífugo de conduções, depósitos, recintos, edifícios e naves industriais, etc.
Equipamento de Processo de calor e frio industrial: Intercambiadores, depósitos, conduções, válvulas, caldeiras, rolos, etc.
Componentes: electrónica, electricidade, automação, vidro, cerâmica, etc.


  VANTAGENS DA TERMOGRAFIA ELÉCTRICA  

Como a maior parte dos problemas num sistema eléctrico são precedidos de uma mudança de temperatura, um inspector de termografia bem treinado e experiente está apto a identificar e a analisar os problemas antes que uma dispendiosa falha tenha lugar.


As inspecções eléctricas realizadas através do recurso á termografia, trazem muitos benefícios. As duas vantagens-chave deste processo são:

1- Redução do tempo e dos custos das desmontagens, reparações e montagens de componentes que estão em boa condição para operar. Este género de reparações que não têm grandes efeitos práticos e são financeiramente dispendiosos, provocam em média uma redução de 30% na produção não sendo garantido que o problema esta resolvido depois da reparação, visto que a localização e o cerne do problema não foram estabelecidos. Com uma inspecção termográfica, consegue-se identificar o problema e só proceder á reparação do componente afectado.


2- Problemas graves que existem e que estão em iminente ruptura são facilmente identificados, dando tempo para a sua reparação antes que os seus efeitos (potencialmente nefastos) se façam sentir. Na maioria dos casos, o problema é identificado muito antes de se tornar crítico. Dependendo da temperatura, a decisão de reparação pode ser tomada com tempo podendo ser agendada, dando á organização a possibilidade de minimizar perdas ganhando eficiência e minimizando custos.


Para além destas duas vantagens, outras há que sendo baseadas nelas também são de grande e igual importância:

  • Segurança: Uma falha num componente eléctrico pode ser catastrófico, provocando ferimentos ou mesmo a morte a colaboradores, pessoal de manutenção ou mesmo no público.
    Maior segurança no sistema: localizando o problema antes que ocorra, reduz-se em reparações não calendarizadas, em danos no equipamento e em tempo de não-produção.
  • Aumento de Lucro: com a diminuição dos tempos de paragem e aumento do tempo produtivo, com menos manutenção, melhores componentes e rápidas reparações, os custos de manutenção baixam levando a um aumento do lucro.
  • Redução de custos de reparação: O custo de uma reparação de emergência é 10x maior do que uma reparação planeada.
  • Inspecções mais eficientes: Como todos os problemas eléctricos se anunciam através  de um aumento da temperatura, são mais facilmente detectados num mais curto período de tempo. Não é necessário a paragem na produção para a realização da inspecção eléctrica termográfica.
    Redução de peças de substituição em stock: Se através da inspecção de termografia se consegue ter uma maior margem de tempo, então menos peças são precisas em inventário. Se se conseguir reduzir 10% das peças em stock, é menos 10% de custos nessa área.
  • Redução de custos operacionais: Com todo o sistema eléctrico a funcionar melhor e em maiores períodos de tempo, a redução e o melhoramento da eficiência das inspecções, manutenções e reparações vão diminuir os custos totais com essas operações.

« Voltar
 
 
  © 2007 SIGMA - Todos os direitos Reservados Uma CRIAÇÃO DECIMO.pt